Definindo o que você querVocê está nas redes sociais sem saber qual tipo de pessoa que você quer te seguindo? Definir seu publico alvo é o ponto de partida, você não terá sucesso se não estiver se comunicando com quem realmente deseja comunicação com você.
Nome = Credibilidade
O nome da marca define o mercado, seu seguidor só vai te encontrar se você se identificar, registre tanto o nome que você usará ou também derivados, use e abuse da criatividade nome enfim, crie o máximo de alternativas possíveis e em todas link para seu perfil principal.
Divulgue
Se você tem um site ou escreve em blogs do seu segmento não fique em dúvida de divulgar seu @nome, não custa nada e estará mostrando o seu trabalho como também abrindo um canal de comunicação com seus leitores e amigos. É bom ser encontrado, mostre vontade de trocar idéias, conversar e outras possibilidades que as mídias sociais nos oferecem. Faça desse canal um elo entre quem você deseja que sua mensagem atinja.
Customize
Talvez uma dica simples, porém o ser humano é movido tanto pelo que vê como pelo que sente, não é por menos que existem estudos de cores, formas e sons, tudo isso está ligado a sensação que temos e o que nos faz tomar certas ações. Por isso personalize seu perfil da forma que você acha melhor, com boas informações sobre você no plano de fundo, fotos, produtos, campanha promocional, contatos e outros. Você tem que encontrar a resposta do que fazer para customizar de uma forma correta, e para isso a pergunta certa é - O que meu público deseja de mim, da minha marca(ou seja meu nome)?
Vá direto ao assunto
No Twitter temos apenas 140 caracteres e esses 'apenas' 140 caracteres podem ser tudo o que você precisa para conquistar novos seguidores. Seja claro e direto ao repassar uma informação, se essa informação necessita de mais do que 140 caracteres para ser divulgada crie um link que leve até o restante e então com um bom titulo da mensagem e o link você pode conseguir bons resultados, direcionar o seu seguidor para uma pagina desejada e lá continuar a interagir com ele, crie campanhas que se comunicam. De nada adianta seu seguidor clicar em um link e ler o que está naquela página se nela acaba a interação, a não ser que seja apenas um comunicado, mas caso você queira (e deve querer) interagir com seu seguidor isso não é o fim, essa pagina tem que levar a outra ação, nem que seja um simples comentário, tente causar reação em seus seguidores, permita que esses se comuniquem, são eles que tem o poder de alimentar a credibilidade da seu perfil. A dica abaixo trata desse assunto.
Campanhas de movimento
Talvez você não sabe o que é campanha de movimento, é a mesma coisa que causar reação, só que dentro de um local. Movimente o seu Twitter com informações ou com uma campanha dentro dele, cause o famoso RT, siga-me, e as recomendações. Crie seu movimento com campanhas, sejam elas sorteios(de maquiagem,ursinhos,bugigangas,etc.), games, uma pesquisa ou uma grande promoção. Só cuide para não fazer campanhas com títulos que não são tão verdadeiros assim(não vai fazer um sorteio de um Gummy Bear e depois se arrepender e ficar com ele ok!!), a reação pode ser o oposto do que se espera, por exemplo:
Se for fazer uma campanha com o título – Ganhe uma make flúor, não pense que o seu seguidor vai achar que a cor da make é o a que você determina, seja realmente justo. Cuide desses detalhes, eles são importantes.
Outra dica dentro dessa dica é - Não espere grandes movimentações (RTs, recomendações, blogs anunciando a promoção e outros) se o que você está sorteando ou premiando no game é algo pequeno ou que não represente o perfil ideal de consumidor, por isso o valor de definir o público alvo.
Não incomode! :O
Acho que não existe quem goste de ver aquelas centenas de mensagens a cada segundo para atualizar. Quando trata-se de perfil pessoal isso é uma prática que resulta em Unfollow, e não queremos isso. Portanto, limite-se ao necessário, não fique mandando mensagens de minuto em minuto, seja claro na mensagem e tenha uma boa interação, seus seguidores vão anunciar e replicar sua mensagem sem você ter a necessidade de ficar minuto a minuto anunciando. Há pessoas que apóiam a idéia de apenas postar algo a cada 1 hora, outros acham que 30 minutos é um bom tempo, na verdade tudo depende do público que você deseja atingir, mais uma coisa é verdade, nenhum tipo de público deseja ler tantas mensagens repetitivas.
Não caia no esquecimento
De nada adianta um canal para se comunicar se você não o faz, diferente de um blog onde para gerar conteúdo você precisa de um determinado tempo o Twitter é um canal mais dinâmico e necessita de atualizações mais frequentes, por isso use-o diariamente e varias vezes por dia, porém lembre-se de não ser chato como comento na dica anterior.
Interagir é sempre bom ;D
Pra que serve um canal de comunicação se este só é usado para lançar informação e não para trocá-la? Não faz sentido ter uma ótima ferramenta nas mãos se não sabe como usar, por isso não se limite a passar informações, mas sim, permita-se a trocar idéias, conversar com seu público, abra esse canal com mão dupla. Claro, todas as ações tem seus riscos, porém mais fácil administrar uma crise quando você está perto do seu público do que quando você está longe. Vale ressaltar que como seres humanos defendemos aquilo que consideramos certo, esse é o senso de defesa que temos, acreditamos em idéias, boas ações e tudo que vale apena no nosso patamar moral, por isso não se preocupe, se você passar por uma crise, se permita a ter contato com seus clientes e os mesmos irão se levantar a seu favor e defender sua causa.
Digamos que algum cliente que teve uma experiência desagradável com seu produto está divulgando essa informação na rede. Se você tem um canal para comunicação como o Twitter e já tem a política de interatividade é mais fácil e cômodo trocar algumas mensagens (educadamente) com seu seguidor, existe certas vantagens nisso, uma delas é o fato que você estará mostrando aos outros que se tem problema você está ali para resolver, isso faz com que não se sintam desamparados e acreditem em você. Ninguém está livre de problemas portanto estar se limitando a resolver é diminuir as chances de sucesso. Caso sua comunicação e respeito ao consumidor sejam percebidas provavelmente algum cliente satisfeito terá a intenção de tomar suas dores. Como também os insatisfeitos tomarão as dores de quem reclamar. Por isso limitar-se a ter comunicação com seus amigos é somente um agravante.
Resumo
Não adianta fingir que não é verdade e muito menos esperar o 'momento' certo para entrar nas redes sociais como Twitter e outras... O momento certo é agora, depois pode ser tarde. Não espere para abrir o canal de comunicação como o Twitter somente se um seguidor começar a reclamar, ou uma crise começar a criar massa.
Baseado na fonte:http://www.oficinadanet.com.br/artigo/midias_sociais/dicas-para-conse_guirmais-seguidores-no-twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário